Por conta da idade, Mary Coroneos, a vovó fitness tem treinos que priorizam o ganho de força e é um exemplo de disciplina que inspira os mais jovens
na foto aparece a vovó fitness de 100 anos e sua rotina na academia para manter a longevidadeMary Coroneos de 100 anos faz exercícios de força para manter a longevidade – Foto: Athena Coroneos/Reprodução/NDs
Conhecida como a “vovó fitness”, Mary Coroneos acabou de completar 100 anos e continua surpreendendo em sua rotina na academia para manter a longevidade.
A norte-americana treina várias vezes por semana com dois instrutores diferentes, em sessões de exercícios de força para idosos que priorizam o ganho de força e massa muscular, mobilidade e vitalidade, sendo um exemplo de disciplina que inspira até os mais jovens.
A vovó fitness e a rotina na academia para manter longevidade
Por conta da idade, os treinos e a rotina na academia para manter longevidade são cuidadosamente preparados para corresponder aos níveis de energia, enfatizando treinos de força, mobilidade e longevidade.
“Eles me dão instruções e me dizem o que querem ver. Cada um tem técnicas diferentes e cada um tem objetivos diferentes”, disse a vovó fitness.
Como Mary, de 100 anos, constrói a força
Entre os exercícios favoritos da vovó fitness, Mary Coroneos, estão os de 10 a 15 repetições de “sentar e levantar”, um movimento que fortalece a parte inferior do corpo. Problemas nessa região podem levar à inatividade, problemas de equilíbrio, quedas ou algo pior.
na foto aparece um homem sentando e levantando, a atividade da vovó fitness para fortalecer as pernasExercício de sentar e levantar fortalece as pernas e ajuda no equilíbrio – Foto: Freepik/ND
Um estudo de 2014 descobriu que pessoas entre 51 a 80 anos que não conseguiam levantar da posição sentada sem usar as mãos ou os braços tinham maior probabilidade de morrer.
Os treinos e a rotina na academia para manter longevidade da vovó fitness se concentram no treinamento de força, com faixas leves, pesos de 2 kg e máquinas para completar séries de altas repetições de remadas sentadas, exercícios de crucifixo reverso, puxadas frontais e extensões de pernas.
O treinamento de força não constrói apenas músculos, pesquisas mostram que ele também melhora a acuidade mental, a densidade óssea e o equilíbrio. Apenas 30 a 60 minutos de treinamento de resistência por semana podem reduzir o risco de morte prematura em 10% a 20%.
Vovó fitness paqueradora
A filha de Mary Coroneos, Athena, revelou que a vovó fitness é muito paqueradora também durante a rotina na academia para manter longevidade.
“Um homem entrou, mais novo que a minha mãe, e ela perguntou à treinadora: ‘Quem é?’ Ela é muito paqueradora. Ela adora homens”. Atena Coroneos, filha de Maria.
Mesmo com 100 anos, Mary Coroneos disse que se sente bem na academia. “Sinto-me ótima na academia. Tenho alguma resistência, mas gostaria de ser mais ativa”, disse a centenária.
Mantendo seu núcleo firme
Durante a rotina na academia para manter longevidade, Coroneos também trabalha o core, com exercícios de faixa elástica e torções rotacionais. Um core forte é a base da mobilidade e da prevenção de lesões, sendo importante em qualquer idade, mas crucial para idosos.
Ela também faz repetições na máquina de abdução de quadril, outro benefício para o corpo que melhora o equilíbrio e reduz a dor lombar.
“Nem sempre conseguimos fazer tudo [num dia], mas geralmente conseguimos fazer cerca de 80% das coisas. Num dia bom, conseguimos fazer tudo”, disse seu treinador, Robert Drush.
Amada pelos colegas de academia, Mary Coroneos prefere a companhia de pessoas mais jovens como seus treinadores. “Tenho muitos amigos que vêm me cumprimentar. É um momento de socialização e também de exercícios “, disse ela.
Embora reconheça que “todo mundo é mais jovem” do que ela hoje em dia, ela se recusa a passar tempo em asilos ou perto de pessoas mais próximas de sua idade, admitindo: “Sinto pena deles”.
A força das conexões sociais e o impacto na longevidade
A força das conexões sociais tem um enorme impacto na longevidade, com o Estudo de Desenvolvimento Adulto de Harvard descobrindo que o principal preditor de uma vida longa e saudável é “o quão conectado você estava com outras pessoas”.
“A academia é uma conexão com tudo”, disse a filha de Mary Coroneos, Athena. “É uma conexão com o corpo dela. Libera endorfinas. Oferece oxigenação. É simplesmente um reforço social positivo para ela”.
Hábitos saudáveis e outros vícios
A mais velha de cinco filhos criada na na zona rural da Pensilvânia, ela passou a infância subindo em árvores, explorando os trilhos da ferrovia e nadando.
“Eu nadava na água abaixo dos trilhos e, à noite, quando escurecia, meus amigos e eu íamos sem nossos trajes de banho. Era divertido”. Ela ganhou duas cartas universitárias, no basquete e no vôlei, respectivamente, pela Universidade de Indiana da Pensilvânia.
Seu nível de atividade condiz com uma vida inteira dedicada a se movimentar, competir e se destacar. “Cresci com quatro irmãos e sempre tínhamos alguma brincadeira acontecendo”, disse ela.
Coroneos nunca fumou cigarros, porém admite alguns outros vícios que incluem cerveja e até uma taça ocasional de vinho e claro, a já mencionada fraqueza por homens.
Parece que a longevidade está em seu sangue e talvez no ar já que a tia de Coroneos viveu até os 102 anos e divide sua casa com rapaz de 19 anos.
Com relação à dieta, a vovó fitness sempre se alimentou de forma saudável e prefere refeições pequenas e alimentos integrais. Ela também toma alguns suplementos, incluindo cálcio, vitamina C, D3, uma cápsula de células-tronco, cranberry e ginkgo biloba. Além de um comprimido diário para hipertireoidismo, ela não toma medicamentos.
Publicado originalmente em https://ndmais.com.br/bem-estar/aos-100-anos-vovo-fitness-e-paqueradora-revela-rotina-na-academia-para-manter-a-longevidade/
Comentários
Postar um comentário